sexta-feira, 31 de outubro de 2014

DIA DAS BRUXAS - HALLOWEEN

        
      HALLOWEEN  - DIA DAS BRUXAS

História do Dia das Bruxas

       O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
       A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
      Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).


          

OBS. VOCÊ PODERÁ VER AS ATIVIDADES REALIZADAS POR ALUNOS SOBRE ESTE TEMA  NAS PÁGINAS 3º, 2º E 1º ANO.  

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ATIVIDADES SOBRE O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE



PARA CONTEXTUALIZAR O TEMA, ALUNOS DA EIM. PROF.ª INÊS DT. TASSONIERO DE CORONEL FREITAS -SC, APRENDERAM A MÚSICA: EU, DEUS E A NATUREZA DE Gonzaga Soares.




Quando voa um passarinho cantando alegremente livre pelo ar.
Quando pula um coelhinho pela campina adentro solto a passear.
Quando nada um peixinho na água do riacho sem se preocupar.
Penso que tão bom seria se não houvesse gente querendo os matar.

Deus quando criou o mundo fez tudo bonitinho, tudo em seu lugar.
Fez as árvores e os bichos na mais pura harmonia, tão bom de olhar.
Mas estão matando as matas, matando os animais, centenas sem pensar.
Sou pequeno, mas, entendo que tudo isso não pode continuar.

/: Venham cantar comigo está canção.
O que Deus fez não se destrói, não. :/
Não, não, não.
Lá, lá, lá.....

Quando nada um peixinho na água do riacho sem se preocupar.
Penso que tão bom seria se não houvesse gente querendo os matar.

Deus quando criou o mundo fez tudo bonitinho, tudo em seu lugar.
Fez as árvores e os bichos na mais pura harmonia, tão bom de olhar.
Mas estão matando as matas, matando os animais, centenas sem pensar.
Sou pequeno, mas, entendo que tudo isso não pode continuar.

/: Venham cantar comigo esta canção.
O que Deus fez não se destrói, não. :/
Não, não, não.

Lá, lá, lá....


ALUNOS DO 5º ANO DESENVOLVERAM SEUS TRABALHOS SOBRE O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE REPRESENTANDO ANIMAIS EM EXTINÇÃO.













OBS. VOCÊ PODERÁ VER MAIS ATIVIDADES REALIZADAS SOBRE O ASSUNTO NA PÁGINA 5º ANO.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

         O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho. 
        O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
       Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. 



QUAL É A POSTURA CORRETA PARA O USO DO COMPUTADOR?


VOCÊ SABE QUAL É A POSTURA CORRETA EM FRENTE AO COMPUTADOR?


E A POSTURA ERRADA?



PARA COMPLEMENTAR A ATIVIDADE UM PEQUENO VÍDEO QUE DEMONSTRA COMO SE PORTAR AO USAR O COMPUTADOR.



VOCÊ PODERÁ VER AS ATIVIDADES REALIZADAS SOBRE ESTE TEMA NAS PÁGINAS 5º ANO E 4º ANO DESTE MESMO BLOG.



terça-feira, 7 de outubro de 2014

PARTES DO COMPUTADOR

TRABALHOS SOBRE AS PARTES QUE FORMAM UM COMPUTADOR.
ALUNOS DO 3º, 4º E 5º ANO.
EIM. PROFª INÊS DT. TASSONIERO
INFORMÁTICA BÁSICA E EDUCATIVA
















sexta-feira, 3 de outubro de 2014

CARNAVAL



O que é? 
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.


História do Carnaval 

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.



COMO COMPLEMENTAÇÃO DO TEMA NAS AULAS DE INFORMÁTICA BÁSICA E EDUCATIVA ALUNOS DA EIM. PROF.ª INÊS DT. TASSONIERO REALIZARAM ATIVIDADES SOBRE A MÚSICA PAZ, CARNAVAL E FUTEBOL DA CANTORA DE CLÁUDIA LEITTE E DO GRUPO BABADO NOVO


Paz, Carnaval e Futebol

Paz, carnaval, futebol,
Não mata, não engorda e não faz mal.
Carnaval, futebol, se joga para cima e vira sol
Vai, vai, vai, fica aqui meu avião
Vem, vem, vem, que o Brasil não tem vulcão
Vai, vai, vai, suba aqui na minha moto
Vem, vem, vem, aqui não tem terremoto
Temporal... De calor
Tome um sorvete, o tempo é bom para o amor
No polo sul tem vento frio
Para namorar vem todo mundo atrás do trio
Beija docinho, que estou doidinho, para te molhar a boca
Insolação, febre, paixão, dei férias ao meu coração.

OBS. VOCÊ PODERÁ VER AS ATIVIDADES REALIZADAS SOBRE ESTE TEMA NA PÁGINA DO 5º ANO DESTE MESMO BLOG.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

CONTOS POPULARES




O que é um conto popular?
      Também conhecido como conto tradicional, é um texto narrativo, geralmente curto, criado e enriquecido pela imaginação popular e que procura deleitar, entreter ou educar o ouvinte. A sua origem perdeu-se no tempo. Ninguém é dono e senhor dos contos populares. Por isso, cada povo e cada geração contam-nos à sua maneira, às vezes corrigindo e acrescentando um ou outro pormenor no enredo. Daí o provérbio: “Quem conta um conto acrescenta um ponto”.(in Alexandre Parafita “Histórias de arte e manhas”, Texto Editores, Lisboa, 2005, p. 30)

Que gênero de contos populares existem?
      São muitos os gêneros: contos religiosos, contos novelescos, contos do ogre estúpido, contos de animais, contos jocosos e divertidos, contos sem fim, contos de trapaça, contos de encantamento, etc. Os contos de encantamento são também conhecidos como contos de fadas.       Há ainda algumas narrativas que chegaram até nós, sob a forma escrita, com o nome de fábulas. Têm milhares de anos. Os personagens que nelas entram, geralmente animais e outros seres da natureza, procuram transmitir antigas (e, por vezes, desusadas) lições de moral. Foram escritas e trazidas até aos nossos dias por fabulistas famosos, como Esopo, Fedro e La Fontaine.
(in Alexandre Parafita “Contos de animais com manhas de gente”, ÂMBAR, Porto, 2005, p. 41)


Para que servem os contos populares?
       Servem para deleitar, entreter ou educar o ouvinte. Por isso, através deles o povo transmite os seus saberes, os seus valores, as suas crenças. Ou seja, a sua cultura. E mesmo os que não têm mensagens culturais explícitas no seu conteúdo continuam a valer pela capacidade que têm de criar uma boa relação entre quem fala e quem ouve. Saber ouvir é, cada vez mais, uma qualidade que importa cultivar.(in Alexandre Parafita “Contos de animais com manhas de gente”, ÂMBAR, Porto, 2005, p. 40)


OBS. PARA VISUALIZAR AS ILUSTRAÇÕES DE ALGUNS CONTOS POPULARES PESQUISADOS POR ALUNOS DA  EIM. PROFª INÊS DT. TASSONIERO, ACESSE A PÁGINA 5º ANO DESTE BLOG.

SEMANA DO TRÂNSITO






Viver. Viver bem. Eis o desafio maior dos humanos. A tecnologia é parceira nas conquistas, na comodidade e na superação de dificuldades. Seria impossível, por exemplo, imaginar a nossa sociedade sem as conquistas tecnológicas do transporte.

Mas viver bem vale para todos, não só para alguns. Seria possível cada um, por exemplo, ter seu carro próprio? Parece que nosso modelo, baseado no consumo, propõe isso. Queremos um desenvolvimento infinito, num planeta finito, em condições finitas.

A Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, convida para um debate do qual não temos mais como fugir: como podemos viver bem em relação ao trânsito, especialmente nas grandes cidades. Milhares de horas parados em engarrafamentos, poluição ambiental e sonora, 30 mil brasileiros mortos em acidentes a cada ano e milhares de feridos não parece ser uma fórmula de viver bem.







OBS. VOCÊ PODERÁ VER ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS SOBRE A SEMANA DO TRÂNSITO NA PÁGINA 5º ANO DESTE BLOG.

CURSO DO PROINFO - 2014 - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


O USO DA INFORMÁTICA NAS ESCOLAS


A INFORMÁTICA NAS ESCOLAS