HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE DE DIGITAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DAS REGRAS DA SALA DE INFORMÁTICA
---------------------------------------------------------
2023
ATIVIDADE HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
ATIVIDADE POSTURA CORRETA EM FRENTE AO COMPUTADOR
01 |
02 |
03 |
ATIVIDADE ILUSÃO DE ÓTICA
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
PAISAGEM 1
ATIVIDADES SOBRE PLANILHA ELETRÔNICA
GRÁFICO
GRÁFICO 01
GRÁFICO 03
GRÁFICO 04
GRÁFICO 06
ATIVIDADES SOBRE PLANILHA ELETRÔNICA
TABELAS
TABELA 01
TABELA 02
TABELA 03TABELA 04
TABELA 05
TABELA 06
ADIÇÃO
01 ATIVIDADE 01
02 ATIVIDADE 0203 ATIVIDADE 03
04 ATIVIDADE 04SUBTRAÇÃO
05 ATIVIDADE 01
06 ATIVIDADE 0207 ATIVIDADE 03
08 ATIVIDADE 04
09 MISTA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
MULTIPLICAÇÃO
10 ATIVIDADE 0111 ATIVIDADE 02
12 ATIVIDADE 03
13 ATIVIDADE 04
14 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO MULTIPLICAÇÃO
DIVISÃO
15 ATIVIDADE 0116 ATIVIDADE 02
17 ATIVIDADE 03
18 ATIVIDADE 04
19 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 01
20 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 02
21 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 03
22 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 04
ATIVIDADES DA HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA
ATIVIDADE 01
17 ATIVIDADE 03
18 ATIVIDADE 04
19 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 01
20 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 02
21 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 03
22 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 04
-----------------------------------
ATIVIDADES DE COMO SERÁ AS TECNOLOGIAS DO FUTURO
ATIVIDADES DA HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA
ATIVIDADE 09
ATIVIDADE 08
ATIVIDADE 07
ATIVIDADE 06
ATIVIDADE 05
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 01
LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
TEXTOS PARA FORMATAÇÃO 2020 NO WORD
PARTES INTERNAS E EXTERNAS DO COMPUTADOR
GRÁFICOS
TABELAS
MISTAS
DIVISÃO
MULTIPLICAÇÃO
SUBTRAÇÃO (-)
PLANILHA ELETRÔNICA
1A |
1B |
2A |
2B |
3A |
3B |
4A |
4B |
5A |
5B |
6A |
6B |
7A |
7B |
8A |
8B |
9A |
9B |
10 A |
10B |
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
AVALIAÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE
RESPONDA:
1 – O QUE É UM COMPUTADOR?
=
2 - O QUE PODEMOS FAZER EM UM
COMPUTADOR?
=
3 - EM SUA CASA, ONDE PODEMOS ENCONTRAR
ITENS COM INFORMÁTICA?
=
4 – O QUE É HARDWARE?
=
5 - O QUE É SOFTWARE?
=
6 – CITE 3 DISPOSITIVOS DE ENTRADA?
=
7 – CITE 3 DISPOSITIVOS DE SAÍDA?
EXAMES SÃO USADOS PARA DIAGNOSTICAR,
E COM O COMPUTADOR É MAIS FÁCIL PARA LAUDAR,
O DOUTOR OLHA OS EXAMES, ANALISA COM DESTREZA.
E MEDICA O PACIENTE, TUDO COM MUITA CERTEZA.
ESSE É O COMPUTADOR QUE MUITA GENTE
AJUDOU
AJUDOU A SECRETÁRIA, AJUDOU O
ENGENHEIRO
AJUDOU ATÉ O MÉDICO, AJUDOU O MUNDO
INTEIRO (2X)
DESENHAR, ARQUITETAR, UMA PLANTA CALCULAR
PARA SABER EXATAMENTE TUDO QUE IRÁ USAR
“CONSTRUÇÃO É COISA SÉRIA” SEMPRE DIZ O ENGENHEIRO
E COM O COMPUTADOR CALCULAR FICOU MANEIRO.
ESSE É O COMPUTADOR QUE MUITA GENTE
AJUDOU
AJUDOU A SECRETÁRIA, AJUDOU O
ENGENHEIRO
AJUDOU ATÉ O MÉDICO, AJUDOU O MUNDO
INTEIRO (2X)
CADASTRAR, AGENDAR, UM HORÁRIO CONSULTAR
ESSA É A SECRETÁRIA “EM QUE POSSO AJUDAR?”
COM O SEU COMPUTADOR ELA É MUITO EFICIENTE
RAPIDEZ NO ATENDIMENTO “OBRIGADO, VOLTE SEMPRE”.
ESSE É O COMPUTADOR QUE MUITA GENTE
AJUDOU
AJUDOU A SECRETÁRIA, AJUDOU O
ENGENHEIRO
AJUDOU ATÉ O MÉDICO, AJUDOU O MUNDO
INTEIRO (2X)
POSTURA CORRETA E POSTURA ERRADA EM FRENTE AO COMPUTADOR
__________________________________________________
NATAL DE JESUS – OS MONARCAS
NATAL DE JESUS – OS MONARCAS
O ESPÍRITO
SANTO SOPROU PARA MIM
PALAVRAS QUE
FALAM DE UM AMOR SEM FIM
DO
RENASCIMENTO DO NOSSO SENHOR
NOS TRAZENDO
PAZ E AMOR
JESUS ME
PEDIU PRA CANTAR PRA VOCÊS
POR MUITO
TEMPO E BEM MAIS QUE UMA VEZ
E TODA VEZ
QUE ALGUÉM CANTAR A CANÇÃO
RENASCERÁ NO
CORAÇÃO
É NATAL! É NATAL! VEJO A LUZ
É NATAL DO MENINO JESUS!
VAMOS TODOS CANTAR NESSE DIA
NATAL É MAGIA QUE A TODOS SEDUZ (2X)
QUE BOM QUE
O NATAL ESTÁ CHEGANDO
E OS SINOS
TOCANDO ANUNCIANDO JESUS
QUE VEM PRA
RENASCER NOS SONHOS
DE TODOS QUE
CREEM QUE ELE É NOSSA LUZ
NATAL NOS
ALEGRA PRA VIDA
NOS UNE EM
FAMÍLIA E NINGUÉM FICA SÓ
O PAI, O AVÔ
E O NETINHO
TROCANDO
CARINHO COM A MÃE E AVÓ
VISITE O ZOOLÓGICO VIRTUAL E CONHEÇA VÁRIOS ANIMAIS
EU MORO EM?
I LIVE IN?
O BRASIL É O MEU PAÍS!
SANTA CATARINA É O MEU ESTADO!
CORONEL FREITAS É O MEU MUNICÍPIO!
ESTA É MINHA CIDADE!
ESTE É MEU BAIRRO!
AQUI É MINHA ESCOLA!
ATIVIDADE COM FORMAS DO FOLCLORE
ATIVIDADE COM LINHAS
DESENHO COM FORMAS
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA
RESUMO DA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
CAMISA DA COPA DO MUNDO 2018
CAMISAS USADAS PELA SELEÇÃO BRASILEIRA COPA 2018 |
-----------------------------------------------------------
APOSTILA DE DIGITAÇÃO - 5 ANO
COMO POSICIONAR SEUS DEDOS NO TECLADO PARA DIGITAÇÃO:
-----------------------------------------------------------
TUTORIAL WRITER - 5 ANO APOSTILA
-----------------------------------------------------------
CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
ATIVIDADES REALIZADAS NO CURSO
Atividades e respostas de cada unidade. |
Atividade
1.1
Produzir
um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática
estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a
oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Procurar uma
forma de debater as questões propostas para reflexão com um(a)
colega e registrar de forma sintética as principais conclusões.
Resposta:
TEMOS
A INFORMAÇÃO E TRANSFORMAMOS EM CONHECIMENTO
Com
as mais variadas mudanças no nosso dia a dia, obtemos uma carga de
informação muito grande a cada momento, são através de sites
informativos, redes sociais, conversas do nosso cotidiano, e mesmo
com tanta informação os índices de conhecimentos medidos através
de pesquisas se mostram assustadores.
Nossa
sociedade esta desenvolvendo novos meios de obter informações
através das tecnologias da informação, as novas tecnologias que
estão surgindo dia após dia. Nós como professores devemos
descobrir uma forma de transformar estas informações adquiridas em
conhecimento e aprendizagem.
Nossos
alunos já chegam na escola com muitas informações, com as quais em
alguns casos, nós professores ainda não conhecemos, acredito que
devemos trabalhar para que nossos alunos consigam transformar estas
informações em conhecimento e aprendizagem para a sala de aula, e
seu uso no dia, tornando esta informação aproveitável para a sua
vida escolar.
---------------------------------------------------------------------------------
Atividade 1.
2
- Nesta atividade você devera assistir aos vídeos.
- Depois responder as seguintes questões:
- Quem sou como professor e aprendiz?
- O que é ser professor hoje?
- Quem sou eu (professor) nesse contexto?
RESPOSTAS:
Quem
sou
como
professor
e
aprendiz?
R:
Bom
é
difícil
de
falarmos
sobre
nós
mesmos,
acredito
que
todos
nós
como
professores
profissionais
acreditamos
que
fizemos
o
melhor
para
que
nossa
classe
aprenda
e
consiga
obter
um
bom
conhecimento,
ao
menos
é
o
que
acreditamos
e
tentamos
fazer.
Mas
não
podemos
ser
hipócritas
em
acreditar
que
somos
o
melhor,
e
não
temos
nada
a
aprender
e
se
aperfeiçoar,
pois,
seremos
eternamente
aprendizes.
O
que
é
ser
professor
hoje?
R:
Como
o
professos
Antonio
Nóvoa
citou
em
sua
palestra,
acredito
que
cada
vez
mais
a
profissão
de
professor
esta
se
tornando
mais
complexa,
pois,
somos
professores,
um
pouco
psicólogos,
pais,
amigos,
ouvintes,
conciliadores
e
temos
que
dar
conta
de
nossos
conteúdos,
estarmos
sempre
no
atualizando
com
as
novas
tecnologias,
e
novos
conhecimentos,
ou
seja,
professor
é
um
eterno
estudante.
Quem
sou
eu
(professor)
nesse
contexto?
R:
Bom
ressalto
novamente
que
somos
suspeitos
de
falarmos
de
nós
mesmos,
por
isso
acredito
na
necessidade
de
sempre
termos
um
feedback
sobre
nossa
profissão,
se
estamos
no
caminho
certo,
ou,
o
que
devemos
mudar.
Mas
tento
o
máximo
possível
participar
de
cursos
para
estar
me
aperfeiçoando
e
preparando
para
estar
na
sala
de
aula,
além
de
ser
compreensiva
com
a
realidade
de
cada
aluno,
tentando
contornar
o
problema
de
cada
um
para
que
ele
possa
aprender
e
obter
o
maior
conhecimento
possível
quando
esta
em
minha
classe.
---------------------------------------------------------------------------------
Atividade 1.3
CURSO
TECNOLOGIA
DA
INFORMAÇÃO
E
DA
COMUNICAÇÃO
– 2011
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Resposta
do fórum:
Acredito que não podemos pensar que as tecnologias estão sendo
incluídas no cotidiano escolar para substituir o professor, e sim,
como uma ferramenta a mais que poderemos usar no desenvolvimento da
aprendizagem de nossa classe.
Como
o
texto
nos
sugere,
Criarmos
ambientes
de
aprendizagem
alternativa,
utilizando
as
tecnologias
como
matéria-prima
de
construção
do
conhecimento
e
aliar
com
os
livros,
os
cadernos
as
apostilas,
os
materiais
didáticos,
para buscar novos métodos, que sejam novidades para nossos alunos.
Buscando sempre buscar, inovar, ….. objetivando o melhor resultado
final.
---------------------------------------------------------------------------------
Atividade
1.4
Resumo
da
aula
da
unidade
1
Resposta:
No
encontro
de
hoje,
aprendemos
que
o
professor
deve
sempre
se
atualizar,
conhecer
as
novas
tecnologias
e
trazer
para
a
sala
de
aula,
buscando
sempre
mostrar
em
sala
de
aula
para
melhorar
o
nosso
cotidiano
escolar.
Acredito
que
cada
vez
mais
a
profissão
de
professor
esta
se
tornando
mais
complexa,
pois,
somos
professores,
um
pouco
psicólogos,
pais,
amigos,
ouvintes,
conciliadores
e
temos
que
dar
conta
de
nossos
conteúdos,
estarmos
sempre
no
atualizando
com
as
novas
tecnologias,
e
novos
conhecimentos,
ou
seja,
professor
é
um
eterno
estudante.
---------------------------------------------------------------------------------
Atividade
1.5
Pesquisa
e
análise
Pesquisar
em
uma
escola
levantando
quais
tecnologias
são
mais
utilizadas
e
de
que
forma
isso
vem
acontecendo.
Analisar,
também,
se
as
tecnologias
estão
sendo
utilizadas
para
apoiar
práticas
tradicionais,
ou
se
potencializam
a
produção
ou
modificação
de
propostas
pedagógicas.
Orientações
para
o
desenvolvimento
da
atividade:
• Entrevistar
professores
da
sua
escola
e
coletar
dados
sobre
as
tecnologias
que
costumam
utilizar
em
suas
aulas
e
de
que
forma
as
utilizam.
Definir
o
número
de
professores
de
acordo
com
sua
disponibilidade
de
tempo.
Assim,
quanto
maior
for
o
número
de
entrevistas,
mais
completa
será
a
análise;
entretanto,
no
caso
de
entrevistar
um
pequeno
número,
focalizar
nos
colegas
que
estão
mais
engajados
com
a
integração
tecnológica
na
escola.
• Organizar
uma
síntese
das
informações
coletadas,
usando
a
planilha,
texto,
apresentação,
etc...
• Elaborar
uma
breve
apresentação
no
Impress
(2
a
3
slides)
com
suas
conclusões
acerca
do
uso
das
tecnologias
na
sua
escola,
a
fim
de
debater
com
seus
colegas
no
próximo
encontro
presencial
do
dia
29/08/2014.
• O
trabalho
é
em
grupo
que
pode
ser
por
escola
ou
não,
mas
cada
grupo
deve
fazer
de
uma
escola
diferente.
------------------------------------------------------------------------
Atividade 2.1
Criando
hipertextos
TEMOS
A
INFORMAÇÃO
E
TRANSFORMAMOS
EM
CONHECIMENTO
Com
as
mais
variadas
mudanças
no
nosso
dia
a
dia,
obtemos
uma
carga
de
informação
muito
grande
a
cada
momento,
são
através
de
sites
informativos,
redes
sociais,
conversas
do
nosso
cotidiano,
e
mesmo
com
tanta
informação
os
índices
de
conhecimentos
medidos
através
de
pesquisas
se
mostram
assustadores.
Nossa
sociedade
esta
desenvolvendo
novos
meios
de
obter
informações
através
das
tecnologias
da
informação,
as
novas
tecnologias
que
estão
surgindo
dia
após
dia.
Nós
como
professores
devemos
descobrir
uma
forma
de
transformar
estas
informações
adquiridas
em
conhecimento
e
aprendizagem.
Nossos
alunos
já
chegam
na
escola
com
muitas
informações,
com
as
quais
em
alguns
casos,
nós
professores
ainda
não
conhecemos,
acredito
que
devemos
trabalhar
para
que
nossos
alunos
consigam
transformar
estas
informações
em
conhecimento
e
aprendizagem
para
a
sala
de
aula,
e
seu
uso
no
dia,
tornando
esta
informação
aproveitável
para
a
sua
vida
escolar.
---------------------------------------------------------------------------------
Atividade 2.2
Assistir
ao
vídeo
abaixo
e
comentar.
R:
Na entrevista com o escritor Robert Darton no programa Roda Viva ele
destacou ser um amante dos livros impressos, mas que por uma ironia
da vida esta a frente da maior digitalização de livros que estava
acontecendo nos Estados Unidos na biblioteca da universidade de
Harvard na qual ele é diretor.
O
escritor destaca a importância de se ter livros on-line de acesso a
todos, mas diz-se apreensivo, pois, acredita que este conhecimento
pode ser monopolizado pelas grandes empresas. E então, a meta de se
ter o conhecimento a disposição de todos e de fácil acesso se
tornaria uma fábrica de dinheiro para uma grande empresa do ramo.
Mas o
próprio Robert acredita que para este impasse há uma solução,
criar bibliotecas digitais públicas, totalmente gratuitas e que seus
acervos sejam interligados com as bibliotecas dos demais países que
já a possuam, criadas e financiadas pelos órgão públicos e não
pelos privados, deste modo todos poderiam ter acesso e sem custo.
---------------------------------------------------------------------------------
Atividade 2.3
Unidade
02
– INTERNET,
HIPERTEXTO,
HIPERMÍDIA
Fazer
uma
pesquisa
na
intenet
sobre
conceito
de
hipertexto.
Postar
a
resposta
no
fórum
e
comentar
a
resposta
dos
colegas.
Resposta
atividade
2.3
Hipertextos:
refere-se
a
textos
que
podem
ser
lidos
em
muitas
ordens
diferentes
ou
seja,
é
o
termo
que
remete
a
um
texto
em
formato
digital,
ao
qual
agrega
a
outros
conjuntos
de
informação
na
forma
de
blocos
de
textos,
imagens
ou
sons,
cujo
acesso
se
dá
através
de
referências
específicas
denominadas
hiperlinks,
ou
simplesmente
links.
Bom
acredito
que
hipertexto
se
resume
a
textos
que
podem
ser
lidos
em
muitas
ordens
diferentes,
sendo
que
de
um
texto
podemos
acessar
vários
outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário