Downloads

2024
HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
ATIVIDADE 01



ATIVIDADE DE DIGITAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DAS REGRAS DA SALA DE INFORMÁTICA



---------------------------------------------------------
2023

ATIVIDADE HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

ATIVIDADE  POSTURA CORRETA EM FRENTE AO COMPUTADOR
01

02

03



ATIVIDADE ILUSÃO DE ÓTICA
01

02

03

04

05

06



PAISAGEM 1





ATIVIDADES SOBRE PLANILHA ELETRÔNICA
GRÁFICO
GRÁFICO 01

GRÁFICO 02
GRÁFICO 03
GRÁFICO 04

GRÁFICO 05
GRÁFICO 06


ATIVIDADES SOBRE PLANILHA ELETRÔNICA
TABELAS
TABELA 01
TABELA 02
TABELA 03
TABELA 04
TABELA 05
TABELA 06



ADIÇÃO
01 ATIVIDADE 01
02 ATIVIDADE 02
03 ATIVIDADE 03
04 ATIVIDADE 04
SUBTRAÇÃO
05 ATIVIDADE 01
06 ATIVIDADE 02
07 ATIVIDADE 03
08 ATIVIDADE 04
09 MISTA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
MULTIPLICAÇÃO
10 ATIVIDADE 01

11 ATIVIDADE 02
12 ATIVIDADE 03
13 ATIVIDADE 04
14 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO MULTIPLICAÇÃO
DIVISÃO
15 ATIVIDADE 01
16 ATIVIDADE 02
17 ATIVIDADE 03
18 ATIVIDADE 04
19 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 01
20 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 02
21 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 03
22 MISTA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO 04

-----------------------------------
ATIVIDADES DE COMO SERÁ AS TECNOLOGIAS DO FUTURO 




ATIVIDADES DA HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA



ATIVIDADE 09

ATIVIDADE 08

ATIVIDADE 07
ATIVIDADE 06
ATIVIDADE 05
ATIVIDADE 04



ATIVIDADE 03

ATIVIDADE 02

ATIVIDADE 01



LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA

TEXTOS PARA FORMATAÇÃO 2020 NO WORD





PARTES INTERNAS E EXTERNAS DO COMPUTADOR













GRÁFICOS











TABELAS







MISTAS







DIVISÃO








MULTIPLICAÇÃO






SUBTRAÇÃO (-)









PLANILHA ELETRÔNICA

01

02

03

03

04

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15





TEXTOS E FORMATAÇÃO

























1A

1B

2A

2B

3A

3B

4A

4B

5A

5B

6A

6B

7A

7B

8A

8B

9A

9B

10 A

10B


--------------------------------------------------------------------------------------------------------
AVALIAÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE

RESPONDA:
1 – O QUE É UM COMPUTADOR?
=
2 - O QUE PODEMOS FAZER EM UM COMPUTADOR?
=
3 - EM SUA CASA, ONDE PODEMOS ENCONTRAR
ITENS COM INFORMÁTICA?
=
4 – O QUE É HARDWARE?
=
5 - O QUE É SOFTWARE?
=
6 – CITE 3 DISPOSITIVOS DE ENTRADA?
=

7 – CITE 3 DISPOSITIVOS DE SAÍDA?



EXAMES SÃO USADOS PARA DIAGNOSTICAR,
E COM O COMPUTADOR É MAIS FÁCIL PARA LAUDAR,
O DOUTOR OLHA OS EXAMES, ANALISA COM DESTREZA.
E MEDICA O PACIENTE, TUDO COM MUITA CERTEZA.

ESSE É O COMPUTADOR QUE MUITA GENTE AJUDOU
AJUDOU A SECRETÁRIA, AJUDOU O ENGENHEIRO
AJUDOU ATÉ O MÉDICO, AJUDOU O MUNDO INTEIRO (2X)

DESENHAR, ARQUITETAR, UMA PLANTA CALCULAR
PARA SABER EXATAMENTE TUDO QUE IRÁ USAR
“CONSTRUÇÃO É COISA SÉRIA” SEMPRE DIZ O ENGENHEIRO
E COM O COMPUTADOR CALCULAR FICOU MANEIRO.

ESSE É O COMPUTADOR QUE MUITA GENTE AJUDOU
AJUDOU A SECRETÁRIA, AJUDOU O ENGENHEIRO
AJUDOU ATÉ O MÉDICO, AJUDOU O MUNDO INTEIRO (2X)

CADASTRAR, AGENDAR, UM HORÁRIO CONSULTAR
ESSA É A SECRETÁRIA “EM QUE POSSO AJUDAR?”
COM O SEU COMPUTADOR ELA É MUITO EFICIENTE
RAPIDEZ NO ATENDIMENTO “OBRIGADO, VOLTE SEMPRE”.

ESSE É O COMPUTADOR QUE MUITA GENTE AJUDOU
AJUDOU A SECRETÁRIA, AJUDOU O ENGENHEIRO
AJUDOU ATÉ O MÉDICO, AJUDOU O MUNDO INTEIRO (2X)



POSTURA CORRETA E POSTURA ERRADA EM FRENTE AO COMPUTADOR

















__________________________________________________




NATAL DE JESUS – OS MONARCAS



NATAL DE JESUS – OS MONARCAS

O ESPÍRITO SANTO SOPROU PARA MIM
PALAVRAS QUE FALAM DE UM AMOR SEM FIM
DO RENASCIMENTO DO NOSSO SENHOR
NOS TRAZENDO PAZ E AMOR

JESUS ME PEDIU PRA CANTAR PRA VOCÊS
POR MUITO TEMPO E BEM MAIS QUE UMA VEZ
E TODA VEZ QUE ALGUÉM CANTAR A CANÇÃO
RENASCERÁ NO CORAÇÃO

É NATAL! É NATAL! VEJO A LUZ
É NATAL DO MENINO JESUS!
VAMOS TODOS CANTAR NESSE DIA
NATAL É MAGIA QUE A TODOS SEDUZ (2X)

QUE BOM QUE O NATAL ESTÁ CHEGANDO
E OS SINOS TOCANDO ANUNCIANDO JESUS
QUE VEM PRA RENASCER NOS SONHOS
DE TODOS QUE CREEM  QUE ELE É NOSSA LUZ

NATAL NOS ALEGRA PRA VIDA
NOS UNE EM FAMÍLIA E NINGUÉM FICA SÓ
O PAI, O AVÔ E O NETINHO
TROCANDO CARINHO COM A MÃE E AVÓ






VISITE O ZOOLÓGICO VIRTUAL E CONHEÇA VÁRIOS ANIMAIS


EU MORO EM?
I LIVE IN?

O BRASIL É O MEU PAÍS!





SANTA CATARINA É O MEU ESTADO!







CORONEL FREITAS É O MEU MUNICÍPIO!



ESTA É MINHA CIDADE!



ESTE É MEU BAIRRO!

AQUI É MINHA ESCOLA!
 















ATIVIDADE COM FORMAS DO FOLCLORE


ATIVIDADE COM LINHAS

 

DESENHO COM FORMAS





HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA



RESUMO DA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA


CAMISA DA COPA DO MUNDO 2018


                                      
CAMISAS USADAS PELA SELEÇÃO BRASILEIRA COPA 2018 

-----------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------



Resultado de imagem para Calc LibreOffice


-----------------------------------------------------------


APOSTILA DE DIGITAÇÃO - 5 ANO


COMO POSICIONAR SEUS DEDOS NO TECLADO PARA DIGITAÇÃO:


-----------------------------------------------------------

TUTORIAL WRITER - 5 ANO APOSTILA




-----------------------------------------------------------
CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC 


---------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADES REALIZADAS NO CURSO

Atividades e respostas de cada unidade.


Atividade 1.1
Produzir um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Procurar uma forma de debater as questões propostas para reflexão com um(a) colega e registrar de forma sintética as principais conclusões.

Resposta:

TEMOS A INFORMAÇÃO E TRANSFORMAMOS EM CONHECIMENTO

Com as mais variadas mudanças no nosso dia a dia, obtemos uma carga de informação muito grande a cada momento, são através de sites informativos, redes sociais, conversas do nosso cotidiano, e mesmo com tanta informação os índices de conhecimentos medidos através de pesquisas se mostram assustadores.
Nossa sociedade esta desenvolvendo novos meios de obter informações através das tecnologias da informação, as novas tecnologias que estão surgindo dia após dia. Nós como professores devemos descobrir uma forma de transformar estas informações adquiridas em conhecimento e aprendizagem.
Nossos alunos já chegam na escola com muitas informações, com as quais em alguns casos, nós professores ainda não conhecemos, acredito que devemos trabalhar para que nossos alunos consigam transformar estas informações em conhecimento e aprendizagem para a sala de aula, e seu uso no dia, tornando esta informação aproveitável para a sua vida escolar.

---------------------------------------------------------------------------------

Atividade 1. 2 


  • Depois responder as seguintes questões:
    • Quem sou como professor e aprendiz?
    • O que é ser professor hoje?
    • Quem sou eu (professor) nesse contexto?


RESPOSTAS:
Quem sou como professor e aprendiz?
R: Bom é difícil de falarmos sobre nós mesmos, acredito que todos nós como professores profissionais acreditamos que fizemos o melhor para que nossa classe aprenda e consiga obter um bom conhecimento, ao menos é o que acreditamos e tentamos fazer. Mas não podemos ser hipócritas em acreditar que somos o melhor, e não temos nada a aprender e se aperfeiçoar, pois, seremos eternamente aprendizes.

O que é ser professor hoje?
R: Como o professos Antonio Nóvoa citou em sua palestra, acredito que cada vez mais a profissão de professor esta se tornando mais complexa, pois, somos professores, um pouco psicólogos, pais, amigos, ouvintes, conciliadores e temos que dar conta de nossos conteúdos, estarmos sempre no atualizando com as novas tecnologias, e novos conhecimentos, ou seja, professor é um eterno estudante.

Quem sou eu (professor) nesse contexto?
R: Bom ressalto novamente que somos suspeitos de falarmos de nós mesmos, por isso acredito na necessidade de sempre termos um feedback sobre nossa profissão, se estamos no caminho certo, ou, o que devemos mudar. Mas tento o máximo possível participar de cursos para estar me aperfeiçoando e preparando para estar na sala de aula, além de ser compreensiva com a realidade de cada aluno, tentando contornar o problema de cada um para que ele possa aprender e obter o maior conhecimento possível quando esta em minha classe.



---------------------------------------------------------------------------------

Atividade 1.3 

Participar do fórum , ler o texto sobre as As Sereias do Ensino Eletrônico.
CURSO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO2011
Tecnologias
na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Resposta do fórum: Acredito que não podemos pensar que as tecnologias estão sendo incluídas no cotidiano escolar para substituir o professor, e sim, como uma ferramenta a mais que poderemos usar no desenvolvimento da aprendizagem de nossa classe.
Como o texto nos sugere, Criarmos ambientes de aprendizagem alternativa, utilizando as tecnologias como matéria-prima de construção do conhecimento e aliar com os livros, os cadernos as apostilas, os materiais didáticos, para buscar novos métodos, que sejam novidades para nossos alunos. Buscando sempre buscar, inovar, ….. objetivando o melhor resultado final.



---------------------------------------------------------------------------------

Atividade 1.4 
Resumo da aula da unidade 1 

Resposta:

No encontro de hoje, aprendemos que o professor deve sempre se atualizar, conhecer as novas tecnologias e trazer para a sala de aula, buscando sempre mostrar em sala de aula para melhorar o nosso cotidiano escolar.
Acredito que cada vez mais a profissão de professor esta se tornando mais complexa, pois, somos professores, um pouco psicólogos, pais, amigos, ouvintes, conciliadores e temos que dar conta de nossos conteúdos, estarmos sempre no atualizando com as novas tecnologias, e novos conhecimentos, ou seja, professor é um eterno estudante.



---------------------------------------------------------------------------------

Atividade 1.5 

Pesquisa e análise
Pesquisar em uma escola levantando quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Analisar, também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais, ou se potencializam a produção ou modificação de propostas pedagógicas.

Orientações para o desenvolvimento da atividade:

Entrevistar professores da sua escola e coletar dados sobre as tecnologias que costumam utilizar em suas aulas e de que forma as utilizam. Definir o número de professores de acordo com sua disponibilidade de tempo. Assim, quanto maior for o número de entrevistas, mais completa será a análise; entretanto, no caso de entrevistar um pequeno número, focalizar nos colegas que estão mais engajados com a integração tecnológica na escola.

Organizar uma síntese das informações coletadas, usando a planilha, texto, apresentação, etc...

Elaborar uma breve apresentação no Impress (2 a 3 slides) com suas conclusões acerca do uso das tecnologias na sua escola, a fim de debater com seus colegas no próximo encontro presencial do dia 29/08/2014.

O trabalho é em grupo que pode ser por escola ou não, mas cada grupo deve fazer de uma escola diferente.





------------------------------------------------------------------------



Atividade 2.1

Criando hipertextos

TEMOS A INFORMAÇÃO E TRANSFORMAMOS EM CONHECIMENTO

Com as mais variadas mudanças no nosso dia a dia, obtemos uma carga de informação muito grande a cada momento, são através de sites informativos, redes sociais, conversas do nosso cotidiano, e mesmo com tanta informação os índices de conhecimentos medidos através de pesquisas se mostram assustadores.
Nossa sociedade esta desenvolvendo novos meios de obter informações através das tecnologias da informação, as novas tecnologias que estão surgindo dia após dia. Nós como professores devemos descobrir uma forma de transformar estas informações adquiridas em conhecimento e aprendizagem.
Nossos alunos chegam na escola com muitas informações, com as quais em alguns casos, nós professores ainda não conhecemos, acredito que devemos trabalhar para que nossos alunos consigam transformar estas informações em conhecimento e aprendizagem para a sala de aula, e seu uso no dia, tornando esta informação aproveitável para a sua vida escolar.

---------------------------------------------------------------------------------

Atividade 2.2

Assistir ao vídeo abaixo e comentar.


R: Na entrevista com o escritor Robert Darton no programa Roda Viva ele destacou ser um amante dos livros impressos, mas que por uma ironia da vida esta a frente da maior digitalização de livros que estava acontecendo nos Estados Unidos na biblioteca da universidade de Harvard na qual ele é diretor.
O escritor destaca a importância de se ter livros on-line de acesso a todos, mas diz-se apreensivo, pois, acredita que este conhecimento pode ser monopolizado pelas grandes empresas. E então, a meta de se ter o conhecimento a disposição de todos e de fácil acesso se tornaria uma fábrica de dinheiro para uma grande empresa do ramo.
Mas o próprio Robert acredita que para este impasse há uma solução, criar bibliotecas digitais públicas, totalmente gratuitas e que seus acervos sejam interligados com as bibliotecas dos demais países que já a possuam, criadas e financiadas pelos órgão públicos e não pelos privados, deste modo todos poderiam ter acesso e sem custo.

---------------------------------------------------------------------------------

Atividade 2.3

Unidade 02INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA

Fazer uma pesquisa na intenet sobre conceito de hipertexto. Postar a resposta no fórum e comentar a resposta dos colegas.

Resposta atividade 2.3 Hipertextos: refere-se a textos que podem ser lidos em muitas ordens diferentes ou seja, é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega a outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Bom acredito que hipertexto se resume a textos que podem ser lidos em muitas ordens diferentes, sendo que de um texto podemos acessar vários outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário